«Traição à 'causa'»
PRETOS .............(5) | BRANCOS......... (4) |
Carabinas (GR) | Capitão |
Gigio | Luis Costa |
Rui Ventura | Rendufas |
Simão | F. Campos |
João (Alberto) | Telmo |
i) Lembro-me num passado recente a equipa dos Pretos ser constituída pelo Gigio, Telmo e Fernando...depois, bem, depois eram os emprestados que sobravam dos 398 jogadores dos Brancos. Não pensei que isto pudesse acontecer, mas agora dá-se o oposto. São os Pretos que têm de fazer empréstimos aos Brancos, e, como sabemos não se empresta quem faz mais falta, não é? - ou empresta?
ii) Algo está mal para de repente haver tanta falta de jogadores Brancos disponíveis. Poderia ser feito um estudo para se tentar o que realmente se passa ali. Os casos mais estranhos, ou não, foram a troca do Armando e do Simão. Toda a gente fala da saída do Moutinho do Sporting para o Porto, que até nem são assim tão rivais como isso, e ninguém fala destas transferências dos Brancos para os Pretos onde a rivalidade é muito superior.
iii) É portanto um pouco desconfortável ter de alinhar pelo rival, como fizeram desta vez o Telmo e o Fernando, mas não podemos alinhar pelas ideias ultra radicais do Gigio: «Têm 3 jogadores, jogam com 3 jogadores!!» Principalmente se nos tivermos em atenção o primeiro parágrafo deste texto.
Em relação ao 45º jogo da época tenho a dizer o seguinte:
- Há ali muito boa gente a precisar de umas férias. Irritam-se por situações menores, do tipo "agora posso agarrar-te porque à bocado também me agarraste e não foi falta"... "Não é falta! A camisola rasgou-se porque é dos chineses"...etc, etc. E que tal se começassem a jogar um bocadinho mais à bola? 'Bora lá!?
- Jogado num pavilhão bastante abafado, o encontro teve bons momentos de parte a parte, com algumas jogadas de entendimento bem gizadas, (tantos anos à espera de utilizar esta palavra do nosso futebolês), mais por parte dos Brancos na primeira metade do jogo e pelos Pretos na restante parte. Começaram os Brancos com um golo madrugador do Fernando a resultar da pressão exercida pelo Capitão junto dos defesas dos Pretos Rui e Gigio. Estava inaugurado o marcador mas a resposta dos Pretos não demorou muito a chegar restabelecendo o empate. Como referi, nesta fase inicial jogavam melhor os Brancos, com mais posse e com melhor definição das jogadas, foi com alguma naturalidade que se chegou aos 3-1. Na etapa complementar, correspondendo a um deteriorar da condição física dos Brancos, veio a subida de rendimento dos Pretos que deram a volta ao marcador passando a vencer por 3-5, resultado que poderia ser mais dilatado não fosse o desacerto colectivo, mas com destaque para o Simão que não conseguiu concretizar inúmeras ocasiões levando ao desespero os seus colegas, em especial o Rui Ventura. Tentaram enfim os Brancos responder, mas o melhor que conseguiram fazer foi reduzir para 4-5, não conseguindo na parte final materializar o domínio do jogo em golos.
Não esquecer que é já este sábado o grandioso jantar de fim de época