Algumas Regras
O blog Pretos x Brancos, numa atitude pedagógica vem prestar um autêntico serviço público ao dar a conhecer a Lei XII das Regras Do Futsal.
Destaco aquela que por vezes mais controvérsia gera, para lá da mão-na-bola ou bola-na-mão, que são as entradas em deslizamento. Como ontem referi a um companheiro de equipa jogar em deslizamento é diferente de jogar no chão. Pode-se jogar no chão desde que não se prenda a bola. Por exemplo um jogador escorrega e já no chão joga a bola para um colega ou até para fora, não é falta. O facto de jogar no chão não implica falta tal como acontecia no futebol de salão. Aí sim, era falta. Em relação à carga de ombro, em que também já o havia referido, é considerado falta ao invés do que acontece no futebol de 11.
«Pode jogar-se a bola no chão, não pode é jogar-se em tacle deslizante, carrinho. Só não pode jogar-se no chão de forma perigosa, ou seja, quando, com a sua conduta, o jogador possa colocar a sua integridade em risco, jogando de forma perigosa, segurando a bola entre as pernas ou protegendo-a debaixo do seu corpo, obrigando o adversário a jogar a bola não conseguindo evitar o contacto físico. Ao jogador que jogar, no chão, de forma perigosa, deve a sua equipa ser punida com a marcação de um pontapé livre indirecto. Se o jogador apenas pontapear a bola, seja na direcção de um colega ou de um adversário, não existe infracção.»
Já agora, também quero deixar aqui a referência à 'lei de vantagem':
Lei da Vantagem - só deve ser aplicada em situações de clara probabilidade de golo ou em situações de clara vantagem para a equipa que sofreu a falta.
Regras de Futsal (Lei XII)
Lei XII - Faltas e Incorrecções
Um Jogador Que Cometer Intencionalmente Qualquer Das Onze Faltas Seguintes:
a) Dar ou tentar dar um pontapé num adversário;
b) Passar rasteira a um adversário, ou seja, fazê-lo cair ou tentar fazê-lo cair, valendo-se das pernas ou abaixando-se à frente ou atrás dele;
c) Saltar sobre um adversário;
d) Carregar um adversário de maneira violenta ou perigosa;
e) Carregar um adversário pelas costas, a não ser que esteja a fazer obstrução;
f) Agredir ou tentar agredir ou cuspir um adversário;
g) Agarrar um adversário;
h) Empurrar um adversário;
i) Carregar um adversário com o ombro;
(A famosa carga de ombro NÃO existe no futsal, tal como já tinha referido noutras ocasiões)
j) Atirar-se deslizando no terreno para tentar jogar a bola, quando esta está sendo jogada ou vai ser jogada por um adversário, quer atinja quer não, o adversário (entrada deslizante com os pés);
(Numa situação de remate à baliza pode-se fazer o deslizamento, se não houver perigo para os adversários, para se interpor entre o jogador que remata e a baliza.)
k) Jogar a bola com as mãos, isto é, transportar, bater ou impelir a bola com a mão ou com o braço (esta disposição não se aplica ao guarda-redes dentro da sua área de grande penalidade), será punido com um pontapé-livre directo, executado pelo grupo adversário no local onde foi cometida a infracção.
PS: Não se menciona o facto de se baixar os calções a um adversário. Depreende-se que não seja falta. Por isso Jota é melhor apertares bem os cordões, sabes que o Gigio não perdoa (tal como aconteceu nesta quarta). ;)
...