Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Pretos x Brancos

Grupo de amigos que passaram ao lado de uma grande carreira, (era o 24 "Quinta da Nora"). Jogamos às quartas, não interessa onde-estamos fartos do assédio dos grandes clubes mundiais!

Pretos x Brancos

Grupo de amigos que passaram ao lado de uma grande carreira, (era o 24 "Quinta da Nora"). Jogamos às quartas, não interessa onde-estamos fartos do assédio dos grandes clubes mundiais!

25
Abr25

JOGO #32 - 2024/2025

E ao fim de 32 jogos, eis que surge o primeiro empate (3-3). Só por este facto pode-se comprovar a espectacularidade desta Liga dos Campeões. 

Jogo extremamente intenso, de tal forma que há quem já ande a congeminar a interdição a certos jogadores. Não se trata de discriminação, não. Trata-se apenas de aceitar jogadores que se enquadrem em certos requesitos. A saber:

- Idade

- Peso

Não é muito discriminatório, pois não. Também acho que não. Ou então utilizar aqueles GPS que os jogadores usam e cada vez que algum ultrapassar critérios de velocidade e endurance:  penalty contra. - simples e justo.

Voltando ao jogo de quarta-feira, alguém dizia que os golos que os Pretos falharam, ou foram salvos pelo Tiago, iriam fazer falta e não errou, pois os Brancos apesar de menos oportunidades de golo conseguiram terminar o jogo com o mesmo número de golos. Muito bom jogo. Um dos melhores da época.

Deve ter sido mesmo, especialmente para os Brancos, pois um dos elementos que costuma dirigir-se logo para os balneários, por vezes até antes do jogo terminar, manteve-se no campo no final em amena cavaqueira e no balneário não parava de falar sobre o jogo. Não sei que versão prefiro.

489729296_1363492338016532_1917013991072584637_n.j

.

#32.jpg

.

Para a semana há mais, com o pormenor de no dia seguinte ser feriado. Há quem tenha sugerido o horário do bar alargado...mas nem sei quem sugeriu isso.

Na semana seguinte, 7 de maio, não haverá jogo pois o pavilhão irá estar ocupado.

18
Abr25

JOGO #31 - 2024/2025

Mais um excelente jogo nesta que é, sem sobra de dúvida, a melhor Liga dos Campeões que se joga às quartas-feiras, neste pavilhão e neste horário. Jogo dinâmico, muitas vezes bem jogado, repartido e equilibrado - no fundo daqueles que mesmo que se perca, sai-se com bons sentimentos de um tempo bem passado. A ausência de dois dos mais conceituados actores dramáticos tirou ao jogo aquele suspense que estamos habituados a assistir também nos thrillers de origem germânica. Valha-nos que puderam agraciar-nos com a sua presença na terceira parte. Engraçado que um deles até vinha devidamente preparado para as sobras do repasto noturno - sem sorte, diga-se.

Num jogo há imagens que ficam na retina: um golo, uma jogada, um frango...mas neste jogo, o que ficou gravado na memória, foi uma recepção de classe, uma volta sobre si próprio e já quando ia em direcção à baliza, o Araújo sofreu uma entrada à Bruno Alves ou para os mais novitos, uma entrada à Rüdiger, por parte do Armandito. Não foi bonito de se ver e as bancadas demonstraram a sua insatisfação com apupos bem audíveis.

Tivemos também uma encenação do célebre "Vitor do poste", neste caso dois postes, que graças ao seu posicionamento conseguiu descortinar o que todos os elementos dos Brancos tinham visto: isto é a bola entrou. Por outro lado, todos os elementos dos Pretos não conseguiram ver o que para os restantes era evidente. 

O quinquagézimo aniversário deste que vos transmite, quase sempre de forma enviesada, os acontecimentos das noites de quarta-feira, aconteceu na última sexta-feira, portanto só agora - mais vale tarde do que nunca - foi possível receber as merecidas prendas. Percebendo que andava demasiado rápido, os adversários, numa tentativa de boicotar a fantástica forma física do aniversariante, ofereceram um conjunto generoso de calorias através de um também ele generoso conjunto de chocolates "Made in Switzerland" e ainda outro conjunto que "Não é da Suiça, mas é de lá perto". Foi sem dúvida uma noite especial. Muito obrigado a todos e em especial aos autores do evento.

 

16ABR.jpg

 

.

CHC.jpg

.

KKO.jpg

Impossível disfarçar a desilusão. Nada sobrou para encher o Tupperware.

 

MVP.jpg

Os MVP de ambas as equipas. Traduzindo: os que mais correrem nas suas equipas.

MILFs como prémio!

#31.jpg

10
Abr25

JOGO #30 - 2024/2025

A certa altura fiquei confuso. Isto é mesmo um jogo de futsal ou é uma audição para o Rancho Típico da Palheira? Com alguns elementos com as mãos na cintura e outros com os braços no ar, a rodopiar sobre si próprios, eventualmente algumas, poucas, palmas já para o final. As vestimentas não eram as da época, mas os tamancos não faltaram.

aaaaaaaaaa.jpeg

Não, meu caro Petr Čech, os Pretos efectivamente sofreram golos - cinco deles, o "problema" é que os Pretos também marcaram - oito! Os Brancos a fazerem um mau jogo ainda tiveram algumas oportunidades escandalosamente falhadas, as mais flagrantes foram mesmo protagonizadas pelo Bruno e pelo Zé Rafael que a escassos centímetros da linha de golo não conseguiram materializar em golo. Claro que os Pretos também tiverem boas oportunidades, demasiadas mesmo. As Scuts, agora que deixaram de ser pagas,  sofrem com a concorrência das Vias Livres na defesa dos Brancos.

Valha-nos as terceiras partes para espairecer e refrescar (as ideias), porque tal está a ser dificil de atingir durante o jogo - demasiados Messis Wannabe.

A ementa, bacalhauzinho assado, não desiludiu, e o barman, não confundir com Batman, também foi herói ao adquirir Super Bock Stout 0,33 para alguns meninos - os preferidos, aqueles que têm direito a chocolate!

#30.jpg

 

 

 

03
Abr25

JOGO #29 - 2024/2025 [THE WALKING #DEAD# FOOTBALL]

WALKING FOOTBALL.png

Poderiam ter avisado que tinha mudado a modalidade que se praticava às quartas-feiras neste pavilhão. Há jogadores que vieram desenrascar, para fazer número, e chegam aqui e é isto...

Terceira parte bem melhor do que o jogo, em que que os ossos, escolha do nosso aniversariante - Parabéns pelo 93º (nonagésimo terceiro) aniversário Zé Rafael - estavam bem bons. Ausências que foram sentidas, a arca da Coca-Cola esteve 50% deprimida, Tupperwares que caminharam noutra direcção, mas acima de tudo...já disse que os ossos estavam bons? Agora até tenho dúvidas, pois houve quem, com a panela cheia de ossos (com carne) preferiu estar de volta de um osso sem carne. Já vi acontecer, mas não num prato em cima da mesa.

 

486413702_1703854707211100_3695507107684058029_n.j

 

Olhem só para aqualidade desta rica foto. Não admira que este jovem seja engenheiro.

 

 

#29.jpg

 

PUBLICIDADE

 

480825684_681867430902199_5585925493855657642_n.jp

 

27
Mar25

JOGO #28 - 2024/2025 [inter-nacional]

Um sonho realizado. Habituado a apenas ver os seus ídolos em acção e apenas a poder sonhar com uma hipotética hipótese de um dia poder partilhar o campo com esses seres que na sua mente habitam no Monte Olimpo, lugar dos deuses. Pois bem, "a make a wish foundation", concretizadora de desejos, conseguiu, uma vez mais, realizar um  desejo, desta vez do jovem Tiago. Ontem, terá sido o segundo dia mais feliz da vida do Tiago. O primeiro foi quando ficou cliente da Tupperware numa reunião com a Noémia do 3° Esquerdo.
Mais feliz ficou quando, aproveitando o facto do Armando estar a descansar no banco de suplentes, teve um papel preponderante na obtenção do (único) golo dos Brancos. Diz quem toma apontamento disso que foi o segundo golo marcado pelo Ribeiro nestes jogos internacionais. Consta que foram apenas marcados dois golos. Poderia ir confirmar isso no histórico, mas não quero.

Era para ser um jogo internacional, mas mais uma vez os adversários do TIA não conseguiram apresentar uma equipa completa e daí terem que receber reforços, no sentido literal do termo, vindos da equipa adversária - mais propriamente os menos jovens, mas com muita vontade de mostrar serviço na...terceira parte.

Uns, mais do que outros, tiveram dificuldade para acompanhar o elevado ritmo do jogo e tirando o Tiago que ficou desagradado com a actuação de alguns colegas, tirando o Peixe que ficou desagradado com alguns colegas por não lhe passarem a bola, tirando o Rafael Daniel que ficou desagradado com o Peixe por não lhe passar a bola, tirando o...ok, já peceberam. Quem não se chateou minimamente foi o Zé Rafael que optou por não comparecer e assim não ficou desagradado pela equipa dos Brancos sofrer o primeiro golo de penalty. Dizem as más linguas que foi um pouco duvidoso, mas que não tiveram coragem de dizer na hora porque do outro lado estava o árbitro internacional Rendufas.

Boa notícia foi o regresso do JP, o que contribui sempre para elevar o ritmo de jogo e também da terceira parte.

tiago3.jpg

= NO COMMENTS =

 

27mar.jpg

 

#28.jpg

 

Tudo aponta para que o próximo jantar PRETOSxBRANCOS se irá realizar no dia 10 de Maio.

 

 

20
Mar25

JOGO #27 - 2024/2025

einstein.png

Grande jogo, equilibrado, competitivo, normalmente bem jogado, no fundo aquilo que a maioria quer quando se desloca debaixo de um temporal, como foi a noite de ontem, para um pavilhão às 10 da noite. Eu sei que a maioria é isso que deseja, mas há quem só queira ganhar - a qualquer custo. ontem foi sonegado um golo limpo, tão evidente como se pode ver pela imagem adulterada pelo VAR.

não entrou.jpeg

Para repor alguma justiça no marcador, decidi que o resultado final, em vez de ser 3-1 passará a ser 3-1,5. Assim todos ficam mais satisfeitos.

O jogo de ontem poderia ser considerado Novos x Velhos Experientes. À velocidade e resistência de um lado, responderam do outro com experiência. 

 

 

cadeira.jpg

Consigo perceber o porquê da malta ter passado fome na noite de ontem. A quantidade de Tupperwares guardados nesta divisão é surreal. Sim, podem argumentar que ontem estavam presentes todos os lateiros profissionais, cujo nome não vou revelar para não ser deselegante. O Kiko, estava tão contente de ter voltado às lides futebolísticas que não estava com pressa de ir embora, apesar de os senhores da EDP, ou a depressão Martinho, terem desligado a electricidade por mais do que uma vez. Ainda bem que não aconteceu durante o jogo...quer dizer, para alguns não se iria notar a diferença: com luz, sem luz...é igual.

No JP, No Chocolate! Não há muito a disertar sobre isto. Ainda ouvi um zum zum acerca do chocolate estar pela hora da morte e tal, mas todos sabemos que o JP ainda está indisponível (por pouco tempo, espera-se), logo não há razões para vir carregado da Suíça com uma ou duas tabletes de chocolate...ao menos um sucedâneo de chocolate para disfarçar.

 

Bem, já chega disto...vou ver Portugal ser totalmente dominado pela Dinamarca descansado.

#27.jpg

 

13
Mar25

JOGO #26 - 2024/2025

Injustiça! Clamam uns, muy bien exultam outros. Naquela hora, o VAR ao invés de estar concentrado naquilo que é realmente importante, estava a verificar se teria ou não havido 2 toques aquando da marcação do pontapé da marca de grande penalidade. No outro campo, um penalty do tamanho da Torre dos Clérigos nem sequer vai ao VAR. Um penalty, que ao ser assinalado, teria importância capital no desfecho deste jogo tão equilibrado. Tivesse o Tiago varrido o Rendufas ou o Kiko daquela forma que atirou o Campos ao chão e o penalty teria sido marcado e com a amostragem do respectivo cartão vermelho...vá laranja então.

 

Não há forma de fugir ao tema. Tudo tratado para um jogo treino com os internacionais e vencedores do TIA 2024, eis que o Tiago - o tal do penalty anteriormente referido, face ao excesso de guarda-redes (previsto), decide que "vai jogar à frente a substituir o Rendufas". Deve ter sido o click que fez com que a totalidade, pelos vistos também não eram muitos, desistissem de travar duelos com o Tiago transvestido de Rendufas e/ou vice versa...temos que aceitar que a ideia não é totalmente agradável.

Long story short, consta que os Brancos ficaram felizes por mais uma vitória e que os Pretos também não ficaram muito tristes e até catalogaram a derrota de ontem como uma "vitória moral". A diferença esteve sempre na margem mínima, chegando os Pretos a estar a vencer por 2 a 1, depois os Brancos passaram para a frente com um terceiro golo que poderia ser transmitido naqueles programas de insólitos - a bola passa por três jogadores em linha, seria cómico se não fosse tão trágico para os Pretos. O 3-2 manteve-se por muito, muito tempo e o quarto golo dos Brancos só veio sob o apito do árbitro, com um "sombrero" do Tiago ao Cech...que foi até cruel depois de este ter tentado 247 vezes marcar na baliza deserta. Os Brancos usaram e abusaram ontem do cinco para quatro, mas diga-se sem resultados práticos pois nenhum dos quatro golos resultou desse sistema - bom sistema defensivo dos Pretos ou total inépcia dos Brancos? Deixo essa reflexão para os leitores.

 

IMG_20250312_234157.jpg

 

#26.jpg

 

483796462_676855238356165_8942302622406317885_n.jp

06
Mar25

JOGO #25 - 2024/2025

É muito mais fácil e interessante escrever uma crónica quando não se esteve presente. Chamem-lhe fake news, chamem-lhe escrita criativa, chamem-lhe realidades alternativas, chamem-lhe o que entenderem. Agora, sobre o que há a escrever de um jogo em que nem sequer houve uma entrada capaz de esfolar a canela do adversário, onde ninguém saiu em direcção ao balneário antes do jogo acabar e nem sequer uma polémicazinha em relação à arbitragem...esperem, esta parte até houve...mas como foi entre o Rendufas e o Tiago nem sequer vale a pena falar.
A premissa, e que veio a concretizar-se, é que os Brancos teriam a bola na maior parte do jogo e só com critério na posse é que os Pretos poderiam almejar ser competitivos neste jogo. Quando o conseguiu fazer os Pretos tiveram as suas oportunidades - concretizar é outra conversa - e foi assim que o jogo teve algum equilíbrio no resultado até perto do final, altura em que os Brancos também aproveitaram a cada vez maior debilidade física dos Pretos e a, não menos importante, ausência do titular da baliza dos Pretos. Também o substituto esteve ausente...mas isso já nem é notícia, pois o referido jogador passa muito tempo no estaleiro (viram este aparte espectacular? - estaleiro / obras/ calceteiro).

O rapaz aparece ali, já há bastantes anos, para desocupar o lugar cativo ao balcão do Ti João de quinta a terça e também para se divertir um pouco porque a vida também isso -  divertimento - só que agora 95% do tempo é passado a levar com as bocas, chamadas de atenção, ralhetes e também gritos de desespero dos seus colegas. Epa deixem jogar o Armandito! Está certo que a idade não perdoa e jogar simples não é para todos - se outros também dão chutões para a frente, porque é que ele não pode também? Fosca-se, pá! Armandito, descuuulppaaaaaa...

 

O serviço de restaurante e bar do primeiro piso está cada vez melhor. Agora até há mais do que um prato para se agradar aos fregueses: temos polvo e para que não quiser também há moelas. Sim, senhor, longe vão os tempos das latas de atum dentro do saco por precaução...

 

2222.jpg

1111.jpg

#25.jpg

27
Fev25

JOGO #24 - 2024/2025

Crónica by: Daredevil

 

Mais uma! Mais uma noite de Champions.

Com algumas contratações cirúrgicas, duas delas ao rival os Pretos apresentaram-se de uma forma competitiva que não se via há semanas. Desta vez os ciclistas da equipa dos brancos tiveram que também suar a camisola para poderem contrariar os adversários. Ainda para mais quando ficaram precocemente sem o sexto homem devido à lesão do Peixe. Ficou por esclarecer a origem da lesão: terá sido física ou psicológica... é que ser driblado e sofrer um túnel na mesma jogada dá direito pelo menos a baixa psicológica.
Mas os Brancos até se iam aguentando e a coisa estava equilibrada. Com o Rendufas em sub-rendimento, porque isso de correr no Choupal "é um pau de dois BICOS", foi o Ribeiro a pautar o jogo dos Pretos; não sabia que também era mau a música. Felizmente que os outros reforços - Araújo e João Rendufas DiPreto, tinham o set ideal para aquele tipo de dança... até o Armando pensava que estava no El Divino no baile das velhas.
Falta destacar as excelentes exibições de ambos os guarda redes que fizeram defesas dignas de figurarem num anúncio da LusiAves. Houve quem não tivesse consciência do resultado final pois em plena consciência não poderia ser conivente com a arbitragem habilidosa do árbitro de serviço, e por esse motivo passou os últimos 5 minutos de jogo a fechar e abrir a torneira de segurança dos balneários.

Terceira parte em que o silêncio foi rei, pois o Tiago não podia falar pois, tinha como objectivo recuperar a bucha da semana passada e também tinha que tratar da parte deixada pela ausência do Rendufas. O Zé Rafael, esse, perdeu o apetite quando lhe comunicaram que os Brancos tinham perdido. Para compensar bebeu mais duas médias do que habitualmente.

Por fim, desejar que esta fase de muitas ausências termine, pois o bar está a levar um rombo inimaginável. Pelo menos as Coca-Colas ainda vão saindo enquanto se dá uma olhada no insta da @olha0meuBumBum, especializado nas curvas da nacional número 2.

 

#24.jpg

21
Fev25

JOGO #23 - 2024/2025

Aos meus fiéis leitores, espalhados por esse mundo, quero expressar o meu lamento por terem que aguardar tanto tempo por notícias daquele que foi considerado em tempos o melhor derby das quartas-feiras no pavilhão da Palheira. Eu sei que devem ter sido horas de amargura e ansiedade.

Depois de não há muito tempo termos 18 atletas de alto gabarito a disputar cada centímetro quadrado deste pavilhão, eis que, nos vemos com demasiados centímetros, decímetros e até metros quadrados, para o número reduzido de jogadores. Muitos deles, tal como a frota das nossas forças de segurança e meios de socorro a pedir a reforma, com problemas que só o "abate" vai resolver. Como diz o amigo Pocinho, são muitos a "pingar óleo" no campo (de um lado), de outro estamos entregues a esse bando de "malfeitores" conhecido pelo gang da Coca-Cola (Coke em inglês), que bem acompanhado pelas lebres de serviço não dão descanso à frota que pede reforma. 

5 para os Pretos, contra 6 dos Brancos: assim se iniciou mais um jogo que cedo se anteviu que iria ser um massacre...físico. A coisa até se atenuou quando o Zé Rafael achou que o jogo não estava a  ter interesse e passou ele também a vestir de Preto. Ajuda, numa equipa em 75% pouco corre, ter alguém que faça isso...bem.

Parece que o resultado final foi de 11-7, o que até nem é mau.

Nas próximas semanas deverei estar ausente pois o esforço foi demasiado para o joelho ruim #01. Reclama ele que terão sido muitos minutos de jogo e em ritmo não condizente com o seu estado de pré-reforma.

 

Pelo menos a terceira parte foi soft e nem foi preciso andar a correr atrás das bifanas...a vantagem de não haver Tiago é que as Bifanas até sobram...

473217066_1707775396839738_7157976025935613466_n.j

474945873_1685469802126550_1219282890896227632_n.j

476895823_1658528524786707_1181237751391683755_n.j

477852339_2372510476442634_3017633613698443333_n.j

#23.jpg

 

Mais sobre mim

foto do autor

origem

Arquivo

    1. 2025
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2022
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2020
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2012
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2010
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2009
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Pesquisar

Contacto

pretosxbrancos@gmail.com