Jogo XXIII(18º) - 2021/2022 [The Rise and Fall Of The Roman Empire]
Parece um título um tanto ao quanto desfasado daquilo que se fala aqui, no entanto nunca é tempo perdido quando se fala de História. Ora, Ascensão e Queda do Império Romano, em relação à parte da ascensão é básico: luta, guerra, luta, guerra e agora isto é meu. Repetir por essa Europa fora...fácil. O que muitos não saberão é como é que um Império assim caiu. Tudo começou quando o Imperador Július Rendvfas César, talvez aborrecido com o seu estilo de vida monótono, sempre deitado a comer uvas decide ir verificar o extracto bancário. Fica chocado ao verificar que se anda a gastar muito dinheiro em fardamento, em especial para um Legionário em particular, porque a sua vestimenta era de tamanho XXXL (lê-se xis, xis, xis, ele e não 30/50), e tinha que ser feita de encomenda ao contrário dos outros legionários cuja farda era da Primark. Mandou chamar o legionário que lhe andava a dar cabo das finanças e para não parecer assim para o bruto tentou incentivá-lo a emagrecer. As suas palavras foram:
«Si XX kilos perdam in duobus annis, reddam omnibus cervisiam quam bibere potes in mense»
Ou seja, para vós que não dominais o Latim assim tão bem quanto eu: «Se emagreceres 20 quilos em dois anos pago-te toda a cerveja que conseguires beber num mês» apenas às quartas-feiras disse ainda.
O resto, caros leitores, é história. Foi assim que os cofres do Imperador ficaram vazios, precipitando a queda do Império Romano.
Falemos de assuntos mais alegres e mais saudáveis. Decorreu esta quarta-feira mais um clássico do campeonato PRETOSxBRANCOS, nada mais, nada menos que um jogo entre - já adivinharam - Pretos contra os Brancos. E que jogo! Nem sempre bem jogado, mas quando há dois suplentes para cada lado a probabilidade de ser um jogo rasgadinho é bastante elevada - e foi precisamente o que aconteceu. Esteve bastante equilibrado nos primeiros minutos, embora com os Brancos a acercarem-se da baliza do Nuno várias vezes com perigo, no entanto seriam os Pretos a inaugurar o marcador. O Joaquim prossegue com a bola, sem nenhum dos Brancos fazer qualquer tentativa mais acertiva de o contrariar, passe para o Rui e ficou inaugurado o marcador. Até aos 3-3 o jogo esteve bastante renhido, mas a partir daí os Brancos descolaram no marcador - pareciam movidos a sidra de maçã.
Os que já sorriem sabiam que o Guilherme Durão iria pagar uma rodada pelo seu aniversário.
Em estreia nestes repastos: Panados c/ pão.
***EXCLUSIVO/BREAKING NEWS/AGORA/ESTÁ A ACONTECER***
Foto inédita do Legionário
(Antes)
Aguarda-se foto do "DEPOIS"
(Instrumento muito avançado para a época, já dispunha de rádio, como se pode verificar pela foto. Sinceramente não sei qual será a estação que emite em 104.8 Mhz...)